Testemunhos

O que dizem sobre nós!

Maria Isabel Silva

59 anos, Sever do Vouga


Maria Isabel Silva com Neurinoma do Acústico aos 59 anos de idade. A minha experiência começa com a negligencia médica de andar mais de 10 anos com um tumor no ouvido sofrendo de vertigens, zumbidos e tudo o que um Neurinoma do Acústico provoca incluindo a total perda de audição do ouvido esquerdo. Quando lhe disse que não aguentava as dores no braço é que se decidiu pedir uma ressonância magnética e foi então que se confirma a existência de um tumor que não era maligno mas precisava ser destruído e só o tratamento podia ser feito em Lisboa ou no Estrangeiro. Nada mais me informou sobre o mesmo. Fiquei confiante que o meu médico assistente ia tratar do problema referenciando ao Hospital da área da minha residência o referido tratamento. Esperei cinco meses e por minha iniciativa fui pesquisar afinal o que tinha eu no meu ouvido e onde seria tratada. Descobri que era no Centro Gamma Knife, Hospital Cuf Infante Santo.(ler testemunho completo)

Isabel Évora

48 anos


Chamo-me Isabel Évora, tenho 48 anos e foi-me diagnosticada, em 2009, uma 
MAV – malformação arteriovenosa. Por sorte, e de imediato, fui encaminhada para o Centro Gamma Knife, no Hospital Cuf Infanto Santo. . O aspeto era estranho, parecia que tinha saído de uma cena de um filme de ficção científica! Confesso que até pedi ao meu marido para tirar fotos, para mais tarde recordar. Concluído o planeamento do tratamento, pela equipa médica, fui, então, conduzida para a sala onde se encontrava o aparelho Gamma Knife Perfexion. Deitada, ouvindo música, adormeci. Não sei ao certo quanto tempo durou. Não senti qualquer dor. Acordei, retiraram-me o quadro que me haviam colocado na cabeça e segui para o quarto, muito tranquila. Tinha corrido tudo bem. No dia seguinte, de manhã, tive alta e, posso dizer, estava pronta para ir trabalhar. Contudo, por prudência, não o fiz. Permaneci duas semanas em casa, mas sem quaisquer sintomas ou efeitos secundários. (ler testemunho completo)

Maria do Rosário Duque

50 anos, Lisboa


... em 2012 dei entrada no Centro Gamma Knife onde iria ser submetida a tratamento…  A Dr.ª Begoña explicou-me detalhadamente em que consistia a Radiocirurgia Gamma Knife…  As células do tumor iriam ser bombardeadas por raios gama que as iriam destruir... Era, portanto, uma intervenção em que se exigia uma altíssima precisão. Graças a esta cirurgia, posso testemunhar que, para além de ter ficado curada, ganhei amigas para a vida. Muito obrigada ao Centro Gamma Knife, em especial à Dr.ª Begona e à Dora. Se o meu testemunho puder servir para ajudar pessoas que enfrentem problemas desta natureza, não fiquem temerosas. Não há cabeça aberta, nem dor. Tanto os médicos como os físicos são extremamente competentes e cuidadosos, e os resultados falam por si. Magníficos! (ler testemunho completo)