Metástase Cerebral

A radiocirurgia, exclusivamente ou combinada com a radioterapia holocraniana, pode ser o tratamento de eleição nos casos de metástases cerebrais únicas ou múltiplas. Os resultados ainda vão melhorar com indicações mais precoces por parte dos especialistas e o conhecimento mais aprofundado desta técnica.

A radiocirurgia representa um avanço essencial no tratamento das metástases cerebrais, já que veio substituir, em muitos casos, o tratamento padrão com cirurgia aberta e posterior radioterapia holocraniana.

Actualmente, a cirurgia com Gamma Knife representa um tratamento de primeira escolha no caso de doença metastática cerebral. No mundo inteiro, já foram tratados com Gamma Knife mais de 120000 doentes com esta patologia, com um substancial incremento do tempo de sobrevida e da qualidade de vida.

A radiocirurgia Gamma Knife proporciona uma taxa de controlo e destruição local da metástase similar ao tratamento combinado com cirurgia seguida de radioterapia externa fraccionada, conseguindo o controlo tumoral em 85% dos doentes, resultando em encolhimento ou desaparecimento da lesão. O Gamma Knife foca o efeito da radiação no tumor enquanto que o efeito de irradiação colateral é clinicamente irrelevante.  A radiocirurgia pode ser repetida ou aplicada a outras lesões durante a mesma sessão. Mesmo em tumores conhecidos pela sua resistência à radiação, como o caso das metástases de melanoma maligno, a resposta obtida é muito satisfatória devido ao efeito altamente concentrado e localizado da radiação com Gamma Knife.

O desenvolvimento mais relevante no âmbito da radiocirurgia com Gamma Knife é nos casos de metastização cerebral múltipla. Um estudo recente, mostra que, existe uma melhoria significativa nos resultados dos doentes tratados com Gamma Knife, quando comparados com os dos doentes tratados com radioterapia convencional de todo o encefalo. Este, é do ponto de vista clinico, um passo muito importante para reconhecer o valor do tratamento agressivo  nas metástases multiplas, como parte duma estratégia paliativa.

Metástases cerebrais - Neoplasia do Colon
4 Meses após Cirurgia Gamma Knife
close-link