Perguntas Frequentes

1Vai cair o cabelo após a radiocirurgia?
O seu cabelo não se vai alterar após o tratamento. Só no caso da lesão se encontrar localizada muito superficialmente e perto do couro cabeludo é que, eventualmente, poderá existir queda duma pequena área do cabelo, que irá recuperar pouco tempo depois.
2O tratamento é doloroso?
O tratamento em si é indolor. Pode sentir uma sensação de pressão durante a colocação do quadro estereotáxico, que se realiza com ajuda de anestesia local.
3O tumor desaparece após o tratamento?
Nem sempre. Por exemplo, no caso dos neurinomas e meningiomas, o objectivo da radiocirurgia é deter o crescimento tumoral. A lesão, já inactiva, reduz o seu volume com o tempo, sendo compatível com uma boa qualidade de vida.
4Quantas sessões tem este procedimento?
Por definição, a radiocirurgia é um tratamento realizado numa única sessão. Pode reiniciar a sua vida com normalidade no dia seguinte.
5É possível repetir o tratamento com radiocirurgia?
Poderá ser realizado novo tratamento sobre uma mesma lesão, desde que se aguarde um periodo de 2-3 anos, já que o efeito da radiocirurgia é prolongado no tempo. Podem ser tratadas com radiocirurgia outras lesões que apareçam posteriormente, sem necessidade de se esperar este tempo.

Entre em Contato

Tem alguma dúvida que gostasse de ver esclarecida?