Sobre o CGK

A Tecnologia

A unidade Leksell Gamma Knife Perfexion® instalada no Hospital CUF Infante Santo incorpora os mais recentes avanços tecnológicos na radiação com alta precisão de lesões localizadas no cérebro, cabeça e zonas altas da coluna cervical.

A cirurgia Gamma Knife® abre novas perspectivas no tratamento de tumores benignos ou malignos, lesões vasculares cerebrais, metástases e patologias funcionais, sem incisões no crânio e com efeitos secundários muito reduzidos.

O tratamento é feito numa única sessão, apenas com anestesia local e, em condições normais, o paciente tem alta nas 24 horas seguintes.

O Equipamento

Gamma Knife Perfexion® (modelo único em Portugal) opera através da focagem precisa de 192 feixes de raios gama numa zona perfeitamente definida dentro da caixa craniana.

Um sofisticado sistema tridimensional de localização e posicionamento do alvo permite ao Gamma Knife uma enorme precisão, inferior a 0,5 mm. A radiação atinge as células patológicas com uma alta concentração de energia localizada, enquanto que os tecidos circundantes não são significativamente afectados pela irradiação.

Esta tecnologia permite tratar vários tumores cerebrais benignos ou malignos, malformações arteriovenosas e metástases que, em muitos casos, estariam inacessíveis através da cirurgia tradicional.

O que é a Radiocirurgia Gamma Knife

A radiocirurgia estereotáxica de dose única é uma modalidade de tratamento neurocirúrgico inicialmente descrita pelo Professor Lars Leksell na década dos anos 60.

Definiu este procedimento, como a administração de uma única dose de radiação a um volume intracraniano de pequenas dimensões e criticamente localizado, sem necessidade de abrir o crânio. Desta forma, consegue-se destruir a/as lesões cerebrais sem significativos danos nos tecidos normais que se encontram à volta da lesão. É um tratamento usado no caso de lesões localizadas no cérebro ou outras estruturas que se encontram dentro do crânio, sendo particularmente útil quando a lesão está situada junto a estruturas críticas.

O objectivo é impedir o crescimento de tumores, induzir alterações em vasos sanguíneos cerebrais anormais, ou provocar alterações funcionais, por exemplo, em tumores pituitários secretores de hormonas ou em quadros de dor facial intensa (neuralgia do trigémio).


Gostaria de conhecer o nosso Centro ?